terça-feira, 18 de junho de 2013

Quais são os sintomas e sinais de Calazar?

Calazar ou Leishmaniose Visceral é uma doença grave, de caráter zoonótico (transmissível de animais para pessoas e vice-versa) e por isso mesmo, de grande importância em saúde pública.

É transmitida através da picada de um inseto, um mosquito muito pequeno, chamado de mosquito palha.
Em regiões mais frias, como em algumas localidades no sul do Brasil, não há a presença deste vetor, por isso não há transmissão de Calazar nesses locais. Aqui em nossa região o clima permite a proliferação desse e de outros mosquitos.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram o perigo, muito provavelmente falta de informação.

Como saber se uma pessoa está com Calazar? Quais os sintomas? E quais os sinais da Leishmaniose Visceral no cachorro? Confira abaixo algumas informações úteis e proteja-se!

Alguns sintomas em pessoas:

- Febre
- Barriga aumentada (aumento do volume do fígado e do baço)
- Emagrecimento
- Complicações cardíacas e circulatórias
- Desânimo
- Apatia
- Palidez


Alguns sinais em cães:

- Ferimentos na pele ou nos lábios que não curam
- Emagrecimento
- Inchaço na região da garganta (linfadenomegalia)
- Desânimo
- Febre
- Unhas excessivamente crescidas



Se a pessoa suspeitar da possibilidade de estar com Calazar deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. É uma doença muito grave e pode matar. Principalmente em crianças.

Para os cães ainda não há tratamento seguro, ou seja, mesmo animais tratados possuem o risco de continuar transmitindo a doença. Então, a recomendação do Ministério da Saúde é a eutanásia.

Por isso, é imprescindível a vacinação em cães.  Já existe uma vacina segura que previne o Calazar. E a Clínica Veterinária Fontalvo dispõe desta vacina. Proteja seu animal de estimação!

66 comentários:

  1. Eu estou muito triste,pois vou ter que sacrificar minha cadelinha que s encontra nessa situação.É muito doloroso para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamben vou ter que sacrificar o meu, eu sei qual e a dor qje vc tava sentindo

      Excluir
    2. Se ama, não sacrifique. Procure saber dos tratamentos.

      Excluir
    3. Tente o tratamento por favor ...Ñ tire a vida só Deus pode fazer isso.

      Excluir
    4. Todo mundo ta dizendo que minha menininha ta com clazar, e eu to pesquisanduh os sintomas pra saber se e verdade vou levar ela no veterinario, mas se acso for evradde eu vou procurar todos os tratamentos sacrificar ta em ultimo caso eu acho que eu nao aguentaria viver sem ela...Nao amte sua cadela antes de saber se ela pode ser curada!!!

      Excluir
    5. estou em panico meu cachorrinho ta com feridas e sangrando e magro. o teste da orelhinha deu reagente. será que pode ser errado? vou fazer o exame da veia. que deus faça a obra na vida dele.

      Excluir
    6. Antes de mata-los olhe dentro dos olhos de seu cachorro veras que Ele pede para viver! Só cuide com mas atenção! Entenda que Exames pode esta errado!

      Excluir
  2. minha cadelinha eu acho que ela tbem tar ,to muinto triste que pena não posso fazer nada por ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo amor de Deus ninguém tem direito de tira a vida dê amor procure um medico pelo amor de Deus ñ matem uma vida...

      Excluir
    2. Deixa de falar besteira cara eu sei que e doloroso perder um animal querido mas se qualquer um dos meus cães for diagnosticado não vou pensar duas vezes eu numa colocaria a minha família ou meus outros cães em risco

      Excluir
  3. meu cao tbm vai ser sacrificado to muito triste, eu nem olho muito pra ele pq me sinto um pouco culpada por nao poder fazer nada por ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, não é culpa sua. Mas agora que você já conhece a respeito da doença, vacine seus outros cães ou se não tiver outros, quando tiver o próximo cãozinho. Não se esqueça! Abraço!

      Excluir
    2. Por que os governantes nao fazem isso nas campanhas de vacinacao de caes? so dao vacina contra a raiva pq nao fazem ou vacinam contra o calazar? se caso tem a vacina? medo de gastar dinheiro? o dinheiro nao sai do bolso dos governantes, sao planejamentos que se fazem com recursos da uniao e outros que depois sao repassados aos estados e municipios, eu acho q dinheiro agora so serve para eleicoes, e pouco se importam em prevenir animais domesticos, pois a solucao para eles e, se for diagnosticado, ja mandam matar, isso mesmo MATAR, pena e que nao tem, pena sim tem de gastar dinheiro para prevenir tais doencas, ja que o unico que as familias de classe media tem e um cachorro de estimacao, eu tenho um poodle forte e ja diagnosticado, nao tem esses sintomas, mas o laboratorio ja diagnosticou e disse que em breve ha de vir levar o cachorro para que? lógico que nao e para tratamento e sim para eles matarem, sai mais barato para as autoridades que estao nem ai para isso, pq existe entao a vacina? so para ganhar dinheiro? comprar quem pode prevenir e familia pobre nao pode? isso eu chamo industria da gahancia, lamentavelmente nao fazem boas politicas publicas para tb alcançar os animais domesticos no quesito calazar, pois ate agora so o que fazem e coletar sangue e pronto, se for diagnosticado vai para o matadouro, mas prevencao contra o calazer NADA.

      Excluir
  4. Gente, tente os tratamentos existentes antes de sacrificar as vidas que vocês dizem tanto amar.

    ResponderExcluir
  5. Gente que pensa em sacrificar o animal ao enves de procurar tratamento além de não amar "como enchem a boca para falar" não querem é ter despesas..não querem gastar com o tratamento., Sacrificar é mais simpes e mais barato. Mato acabou a preocupação. Tenho ódio de pessoas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto nem sempre é verdade, Nathalia, pois mesmo animais tratados, quando se interrompe o uso dos medicamentos, acontece de voltarem os sinais clínicos, ou seja, a doença retorna e no final das contas, o destino é a eutanásia ou o animal sofre até morrer por causa da debilidade causada pela doença. Informe-se melhor a respeito. Indico a eutanásia em animais confirmadamente positivos, pensando primeiramente no seu bem estar e também por atuarem como fonte de infecção. Eles são vítimas, e por isso é importantíssimo fazer o controle dos vetores (flebótomo).

      Excluir
    2. Dra. começo meu texto, pedindo-lhe desculpas pela minha ignorância, caso seja sua opinião quanto à minha pessoa. Mas no caso dos humanos infectados, que também são fontes de infecção... ninguém fala em sacrificar né?
      Tenho uma cadelinha com a doença, gasto horroresssssssss de remédios, shampoos, rações especiais e faria tudo de novo e muito mais para poder salvá-la e vê-la bem...
      Fora os remédios cardíacos que já toma durante 3 anos e para o resto da sua vida... Não a tenho e nem a trato, como um ser humano, mas como um ser vivo que escolhi para ser a sua protetora e criadora. Não sei o que nos faz pensar em tirar a vida de uma coisinha tão inocente.

      Excluir
    3. É uma questão muito interessante a que você levantou, mas uma pena você não ter se identificado. Acontece que a doença se comporta de forma diferente nas pessoas e nos cães. O primeiro ponto você mesmo já reconhece, é que o tratamento nos cães é "ad etermun", enquanto que o tratamento em pessoas é temporário. Outro fato: levando em consideração que o cão segue como fonte de infecção (este conceito é muito precioso), cada vez que utiliza-se algum medicamento indiscriminadamente, especialmente a longo prazo, isto colabora com o aparecimento de resistência por parte do microrganismo, aliás, existe um número pequeno e limitado de medicamentos para o tratamento desta doença. E voltando no que você relata, ao suspender o tratamento a doença volta. É preciso entender que as coisas não podem e nem devem ser tratadas de forma simplista. Não julgo a sua pessoa, sei que está fazendo o melhor em prol do que você acredita como sendo o melhor para o seu animal. Entretanto, por ser uma doença infecciosa e ainda mais por seu caráter zoonótico não podemos pensar de forma isolada, mas sim em medidas de controle em prol de toda a sociedade. É por isso que preconizo a vacinação contra leishmaniose. O papel da vigilância epidemiológica que deveria ser melhor realizado pelas secretarias de saúde de nossos municípios é crucial para o controle dessa enfermidade. Precisamos aprender a cobrar melhor do poder público por ações de controle ao vetor e de posse responsável. O cão é tão vítima quanto o ser humano.

      Excluir
    4. não há nenhum interesse em salvar animais, os poderosos gastam horrores com vaidade e egoísmo, ficando os mais fracos, animais e natureza à mercê da caridade humana. Os animais sofrem nas guerras, nas calamidades, nos catástrofes, nas separações, nos lares desestruturados, são vítimas do egoísmo, da vaidade, da insanidade humana.É mais econômico calar a boca dos mais fracos matando-os e não dando nenhum tipo de politica preventiva.Há dinheiro para tudo, carnaval, Copas, desvios..

      Excluir
  6. Ou simplesmente as pessoas amam mais infelismente ñ tem dinheiro para pagar o tratamento

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, meu nome é Denilson Ferreira, e tenho um cachorro que foi diagnosticado com Calazar, ele apresenta os sintomas: feridas nos cantos da boca, nas orelhas, na ponta do focinho que não saram nunca, na esta comendo direito. Estou muito triste, pois terei que sacrifica-lo. Infelizmente terei que tomar essa decisão, pois tenho crianças em casa e temo o pior para elas.

    ResponderExcluir
  8. olá, gostaria de saber se um cachorro com calazar incha e escamas as pernas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos o animal pode apresentar inchaço nas articulações e região do pescoço (linfadenomegalia dos linfonodos mandibulares). Outro sinal comum é o aparecimento de descamação epitelial, como se fossem caspinhas. O mais importante é eliminar a dúvida. Levar o seu animal ao médico veterinário para poder realizar o diagnóstico correto. A dúvida é algo que causa grande angústia.

      Excluir
  9. Meu cachorro esta como se estivesse gripado e esta todo despelado esta com os olhos avermelhados e unhas grandes mas se alimenta bem e esta bem ativo. Estou com medo de fazer o exame e acusar calazar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense que seu animal deva estar em sofrimento. Pois a doença vai se agravando progressivamente. E se não for calazar? Se for uma gripe ou pneumonia? Não perca tempo e vá cuidar do seu cãozinho! Ele vai lhe agradecer. Não vale a pena ficar em dúvida. O sofrimento se perpetua...

      Excluir
  10. Minha cadelinha está com olhos avermelhados, e sem animo , oque será, é calazar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, calma... existem diversas enfermidades que podem causar desânimo e olhos avermelhados. Oriento a procurar marcar uma consulta com Médico Veterinário. Procure não pensar no pior já de cara. Seja otimista!

      Excluir
  11. Tenho medo do meu cão ter contraído essa doença; ele é muito apegado a todos nós aqui, mais acho que ñ ela . Tem algum tempo que apareceu um inchaço em uma orelha dele, após mais alguns meses apareceu novamente em outra orelha, dessa vez vem acompanhado de um forte mau cheiro com uma secreção tipo pus e soltando muito pelo, também ta ficando vermelho em alguns locais ficando ferido, penso que pode ser dele coçar. Por favor, algum profissional da área me esclareça. Me ajude !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Mary, pode ser apenas uma otite (infecção nos ouvidinhos dele). Procure o quanto antes levá-lo ao veterinário para um exame completo! Um grande abraço!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Hoje gente eu perdi a minha sobrinha querida. Por causa de um animal com calazar por que Tivemos pena de sacrificar. E olha so o que aconteceu perdemos uma menina de 3 anos cheia de vida. Gente doi perde um animal de estimaçao, mais doi mais ainda quando agente perde uma pessoa da familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito triste, Patrícia. O fato é que poucas pessoas entendem o ciclo desta doença. O cachorro é o melhor amigo do homem até nessas horas: age como um sentinela, que protege suas tropas do ataque do exército inimigo. E é exatamente assim que acontece, o cão, por estar mais exposto aos fatores de risco, DETECTA a presença do inseto transmissor, ao padecer desta enfermidade... Patrícia, o que precisamos é de mais pessoas informadas, que possam exigir seus direitos. A vigilância epidemiológica é um serviço do SUS - Sistema Único de Saúde , que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e que procura detectar onde estão os focos da doença e, consequentemente, trabalhar em prol da prevenção e controle, nesse caso, essencialmente combater os mosquito-palha e informar a população sobre os perigos da doença e formas de prevenção. Atualmente, já existe vacina para cães. É preciso criar a conscientização. O seu comentário com certeza serve de exemplo para muitas pessoas. O proprietário que possuir um animal positivo precisa-se ser responsável inclusive para optar em realizar a eutanásia, visto que o cão positivo passa a ser fonte de infecção. Um grande abraço para você. Que Deus lhe traga conforto pela perda de sua sobrinha.

      Excluir
  14. Estou apavorado porque tenho uma cadelinha e ela apresenta alguns dos sintomas acima citados, estou com medo e infelizmente aqui onde moro não tem uma clinica veterinária. Preciso de ajuda e não sei a quem recorrer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for calazar pode ser que ela viva mais pois a leishmaniose as vezes não pega muito efeito no cão ele tem que ser saldavel forte tomar agua e fazer esercissios não so veterinario mais sei disso

      Excluir
  15. Dra. tenho uma labrador 5 meses tomou todas as vacinas, está com uma disenteria forte, mas não sangra tem risco de ser calazar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Steffson, normalmente disenteria não é um sinal clínico da doença, entretanto, não deixe de levá-lo para uma consulta médica, pois somente o médico veterinário poderá realizar exames e diagnosticar qual o problema do seu amiguinho!

      Excluir
  16. tenho um labrador de 2 meses e ele tomou a primeira vacina a 3 dias e ta com fortes dores de barriga e bem magro pode ser calazar espero que ñ

    ResponderExcluir
  17. Tem um cachorro, filhote de 2 ou 3 meses, de rua próximo de casa. Ele apresenta manchas na pele e ferimentos ao redor do olho, porem está engordando após ser bem alimentado. Este sintoma poderá ser de calazar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais provável que seja algo do tipo sarna. Mas para um diagnóstico definitivo é imprescindível levar o bichinho ao Vet.

      Excluir
  18. O teste rapido de calazar eh eficaz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na comunidade científica ele vem sendo testado quanto à sensibilidade e à especificidade. Já o utilizei em minha rotina e o considero um bom teste. Mas em caso de dúvidas, pode-se realizar outros exames.

      Excluir
  19. Tenho uma cachorrinha de 4 anos, fizeram um teste rapido de calazar e deu suspeita, no entando ela nao apresentava nenhum sinal, mas ela tem uma feridinha no fucinho ha muuito tempo, por ter mania de pular pelo buraquinho do portao.. Essa semana ela ta meio tristinha, e hoje vieram fazer o exame de sangue nela e o sangue dela estava muito grosso. Tem chance de ser calazar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem possível, mas procure fazer outros testes confirmatórios. Há o teste ELISA e a RIFI (diagnóstico indireto) que podem corroborar com o teste rápido ou não. Daí o veterinário é quem vai fazer a associação entre os resultados dos exames e o quadro clínico. Também é possível fazer o teste parasitológico procurando o parasita nos linfonodos (diagnóstico direto). Boa sorte!

      Excluir
  20. a minha so tem unha grande ta gorda ta feliz alegre e tem calazar eu acho que ela vai conseguir viver + tempo não vamos sacrficala

    ResponderExcluir
  21. oi drª,meu nome é adelia trnho um poodlo de 3 anos e me preocupo muito pq ele tem unhas muito grandes...mas não tem ferimentos em nenhuma parte do corpo mas nao come mais ração so quer carne!!esta muito magro e triste pelos cantos!! o que pode ser???????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, seria interessante levá-lo ao médico veterinário. Fica difícil tentarmos encaixá-lo em uma doença ou outra, e enquanto isso, ele continua sofrendo e até piorando... Cuide bem do seu bichinho, leve-o a um bom veterinário. Ele lhe agradecerá pelo resto de sua vida!

      Excluir
  22. meu nome é betriz catarina gostaria de saber drª quais são os sintomas exatos do calazar num cão,se apenas atraves das feridas , do inxaço.....???????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, comentamos um pouco na postagem sobre isso. Os sinais clínicos são variáveis e somente o médico veterinário é quem pode realizar um diagnóstico preciso, seja ele clínico ou com auxílio de exames laboratoriais. Abraços!

      Excluir
  23. O meu cachorro só está com a unha um pouquinho crescida, isso pode ser considerado como calazar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pelo crescimento das unhas não se pode afirmar nada.

      Excluir
  24. quantos meses a doença se desenvolve nos animais demora muito ou aparecem direpente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia de animal para animal. Pode se manifestar em poucos meses, mas também pode demorar vários anos. É preciso realizar um exame de sangue para verificar se o animal é positivo.

      Excluir
    2. Dra, estou muito preocupada. Minha cadelinha tem 7 anos e sempre foi muito tranquila. Percebi um grande inchaço em uma de suas patinhas e o seu focinho está com um cascão. Levei ao veterinário e ele me pediu que fizesse o teste para saber se seria calazar. Estou com muito medo...

      Excluir
  25. Olá Dra. Tenho uma pastor capa preta e ela teve há uns seis meses a doença do carrapato... tratamos ela devidamente com um veterinario, e ela ficou boa.. isso já fazem 6 meses... há mais ou menos 1 mes, ela começou a apresentar vermelhidão em um dos olhos e uma capa esbranquiçada no mesmo.. esse esbranquiçamento vai e volta.. levamos a um veterinario e contamos seu caso, no começo, ele nos pediu exames de sangue dela pq achava que a doença do carrapato tinha voltado, mas no resultado, deu tudo bem, e deu apenas uma elevação nas proteínas plasmáticas e ele nos disse que poderia ser que ela estivesse com calazar..!! To muito preocupada.. será que ela pode ter calazar???? Ela come bem, brinca, e não apresenta feridas de pele... apenas essa alteração ocular..

    ResponderExcluir
  26. Olá, gostaria de saber se o caimento de pelos também é um sintoma de calazar?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia meu animalzinho a quase um mes ele estava com sarna,curei a sarna dele .so que ele estar ficando cego e ele estar cosa tanto o olho dele que fere.atraz de enchergar ele tem trez aninho.o devo fazer com ele

    ResponderExcluir
  28. Quem já teve calazar pode ter novamente?

    ResponderExcluir
  29. A minha cadela esta caindo pelo e com feridas pode ser calazar?

    ResponderExcluir
  30. Pessoas sinto informar a todas, mas não há uma vacina preventiva contra a doença e muito menos a mesma é transmissível de cachorro pra humano ou de cachorro pra cachorro.

    A única forma de contágio é: Mosquito - Cachorro ou Mosquito - Humano. E mais, apesar de alguns veterinários se negarem a dá informações sobre o tratamento ele existe.

    Descobri hoje que a cadelinha que meu irmão cria se encontra doente e que pra ela não tem mais opção, apenas o sacrifício é viável.

    Agora vocês que leram isso que tá escrito na página, não acreditem. Vão a procura de mais informações não dá pra se acreditar na primeira coisa que se ler.

    Leiam isso: http://www.apasfa.org/quem/leishm.html

    ResponderExcluir
  31. Nota: O tratamento prolonga a vida do seu animalzinho, porém, não cura a doença.

    Digamos que para o cão, ter calazar é como para o homem, ser HIV positivo. O animal pode viver bem por anos mesmo tendo parasita dentro de sim.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Dra. Meu nome é Gleicy tenho uma hotwaller de 01 ano.. A mais ou menos um mês ela começou aparecer umas feridinhas por todo corpo.. Umas feridinhas secas parecendo casquinhas... Agora ela está com umas descamações parecendo caspas por todo corpo... Li que os sintomas são INCHAÇO: ela não ta. EMAGRECIMENTO:ela está fortinha e come bastante. DESANIMO: ela está bem animada.. Brinca que só... SANGRAMENTO: não está sangrando. A única coisa que me preocupa são esses sintoma que citei a cima.. E feridinhas ao redor dos olhos.... O veterinário suspeitou de Sarna ou calazar. Pediu o exame de sangue.. Coletaram o sangue dela ontem, o resultado sai com 7 dias.. A senhora acha q ela pode estar com calazar??? Estou muito triste e ansiosa ... Me ajude... Não sei o que fazer se o resultado der positivo. Deus abençoe que o resultado der negativo... Abraços

    ResponderExcluir
  33. Minha cadelinha ta com suspeita de calazar, ja fiz o tratamento e vou fazer o exame de novo p ver se curou ou n. O pior é o ela ta grávida e esta quase p ter os filhotes e n sei o q fazer. Se ela tiver mesmo com calazar minha mãe vai ter q mandar sacrificar ela e os filhos ainda na barriga-se n afetar os filhotes vamos esperar nascer-isso é muito triste. EU AMO MINHA TOTÓ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, gostaria muito que me ajudasse a tratar o meu também. O que você fez, como foi o tratamento?

      Excluir
  34. A 8 dias atrás tomei uma decisão que me deixou intrigado. A 6 meses atrás adquiri um animal e ao passar o tempo dois de seus irmãos morreram com sintomas reais da doença. Fiquei muito preocupado com a coincidencia e resolvi fazer um exame teste. Pois bem, ontem recebi a noticia que o exame deu positivo. O que acontece? Eu, sinceramente, não sei o que faço. Ontem me desesperei, mas hoje mais calmo e centrado tomei a decisão de nao sacrificar meu animal. Olhos perfeitos, narinas bem úmidas, boca perfeita, unhas perfeitas, pele e pelos nutrida, come muito bem, bebe bem e saúde e atividade a 1000 por hora. Veterinário, muito amigo por sinal, vendo meu desespero me pediu para refazer o teste 30 depois porque também esta muito intrigado com tudo. Lendo aqui sobre a doença, vi que o modo de transmissão e feito pelo mosquito, entao descarto a hipotese de ter nascido com a doença. Como disse: hoje estou bem mais calmo e tomei a decisão de não deixar fazer nada com meu Apollo. Fui ate o veterinário e disse: "sendo amigo e parceiro como somos, vim ate aqui dizer que hoje vou descumprir a tua orientação, visto que não tem ninguém no mundo que tire a vida do meu cachorro ou tire-o lá da minha casa. A partir de agora, só Deus ou a natureza decidira sobre ele, caso aparece algum sinal ou sintoma da doenca diagnostica, serei o primeiro a ligar pra você e autorizar a interromper o sofrimento dele. Mas hoje com a saúde que ele tem, não tenho moral suficiente para fazer isso com ele". Palavras dele: Emanuel, eu nao sei o que dizer pra você vendo o seu sofrimento, mas fui formado para dar continuidade a vida e hoje estou sem palavras. Seu animal realmente e muito diferente dos demais casos e também me intrigou muito. Aconselho fazermos um novo exame daqui a 30 dias e assim termos uma certeza." infelizmente não sera feito, mesmo sendo amigos, você continuara assistindo meus cavalos como sempre foi, mas quanto a esse caso já estamos resvido. Apertei a mao dele e fui pra casa abraçar meu Apollo e ver a saúde que ele tem. Peço a Deus que me dê discernimento suficiente e me mostre o melhor caminho nesse momento, mas não serei homem para tirar a vida de um ser tao cheio de vida e alegria como Apollo tem hoje.

    ResponderExcluir